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gestão de diversidade de gerações

Como a tecnologia contribui na gestão de diversidade de gerações

Primordialmente a gestão de diversidade de gerações nas empresas tem sido um assunto debatido já há algum tempo.

No mundo dos negócios, cada vez mais as organizações reúnem funcionários de diferentes culturas e faixas etárias na mesma equipe.

Frequentemente, um time composto por diversas gerações pode fornecer uma gama de perspectivas que permitem soluções inovadoras e maior aproveitamento de talentos.

Porém, se por um lado a diversidade de gerações trás inovações e novas perspectivas, pode também gerar conflitos que prejudicam os resultados da empresa.

Atualmente vivemos na era digital, onde as gerações Baby Boomer, gerações X, Y e Z fazem parte do mesmo ambiente de negócios.

Ainda, temos os nativos digitais ou geração Alpha, eles ainda não ingressaram no mercado de trabalho.

No entanto, são alvo de estudos, pois irão protagonizar a imersão digital interagindo em ambientes virtuais, como o metaverso anunciado em 2021.

Então, você como gestor deve conhecer as necessidades de cada geração e usar os melhores canais de comunicação para que a integração de fato aconteça.

Logo, mais do que nunca o gestor precisa acompanhar o desenvolvimento tecnológico, já que facilita a comunicação e otimiza o monitoramento de métricas nas empresas.

Cada geração tem necessidades, valores, estilos de trabalho, expectativas e principalmente diferentes níveis de afinidade com tecnologia.

Dessa forma, liderar talentos de diversas gerações com uma única abordagem se torna difícil.

Vamos abordar a gestão de diversidade de gerações com mais detalhes, em especial como a tecnologia pode ajudá-lo a superar estes desafios.

Sobre as gerações

A princípio há muitas maneiras de definir as gerações, tais como a época de seu nascimento, eventos culturais e históricos, ou mesmo características relacionadas à tecnologia.

O panorama tecnológico apesar de estar constantemente presente nos últimos 50 anos evoluiu de forma acelerada. 

Assim, a ascensão dos meios digitais mostra que as empresas precisam administrar uma força de trabalho composta de quatro ou até mesmo cinco gerações.

Em síntese, apresentaremos as principais gerações e seus comportamentos.

Baby boomers

Nasceram entre os anos 1946 e 1964.

Os membros desta geração provavelmente são mais motivados pela segurança no trabalho, salário, benefícios e estabilidade.

Contudo, são mais conservadores, pouco influenciáveis e firmes em suas decisões.

Geração X

Nasceram entre os anos 1965 e 1980. 

Os membros desta geração provavelmente serão motivados pela flexibilidade, inovação e oportunidades de desenvolvimento de carreira. 

Ao mesmo tempo, eles gostam de ser gerenciados através de um feedback honesto e também apreciam trabalhar de forma independente.

Geração Y

Os millenials nasceram entre os anos 1981 e 1994. 

Cresceram com computadores em casa, na escola e no ambiente de trabalho.

Em outras palavras, presenciaram a época da popularização da internet e são adeptos a novas tecnologias.

Além disso, os millenials tem perfil polivalente, pesquisam sobre tudo na internet e são mais flexíveis.

Geração Z

São os nascidos em 1995 a 2010.

A princípio essa geração nunca conheceu um mundo sem tecnologia digital, foram expostos a smartphones, tablets e mídias sociais desde a infância.

São os nativos digitais, buscam novos modelos de trabalho e questionam hierarquias e dogmas.

Por outro lado, devido ao excesso de exposição aos canais digitais, perdem o foco com facilidade.

Geração Alpha

É a mais nova geração, que nasceram depois de 2010. 

Sobretudo, nasceram após a revolução digital e por isso estão acostumados a ter a informação na ponta dos dedos. 

Além disso, segundo a especialista Joyce Sonego, a Geração Alpha é primeira geração 100% nativa digital, interagindo em ambientes virtuais, como o metaverso anunciado em 2021.

Em suma, são mais independentes, abertos ao novo, gostam de se expressar em ambientes virtuais e costumam praticar a empatia.

Integração da tecnologia em sua estratégia de gestão e liderança

Definitivamente, saiba aproveitar os recursos tecnológicos para alinhar a comunicação entre as diferentes gerações que trabalham em sua equipe.

Contudo, a melhora da comunicação pode ser feita através das ferramentas de colaboração e uso dos canais digitais tão utilizados durante a pandemia.

De antemão informamos que o uso de um sistema de gestão empresarial auxilia na acompanhamento dos resultados da equipe.

Bem como, entre as métricas a serem analisadas o gestor precisa acompanhar a habilidade de cooperação e de trabalho em conjunto.

É fundamental que o gestor dê feedback individual e em grupo, para que todos tenham consciência de como suas ações influenciam nos resultados da empresa.

Além disso, alterne entre reuniões presenciais e virtuais, para que todos tenham oportunidade de participar e colaborar.

Contudo é importante lembrar que as gerações não são exatamente definidas, pois existem profissionais que nasceram em uma geração, mas não se identifica com ela.

No entanto, esta estrutura ainda é útil. Um bom líder sabe motivar e instruir sua equipe com base em dados e análise de desempenho.

Embora cada pessoa seja única, podemos identificar certas tendências dentro do contexto de gerações.

Afinal, existem mais pontos em comum com grupos da mesma faixa etária do que gostaríamos de admitir.

Conclusão

Em resumo, para gerenciar de forma eficaz uma equipe composta por diversas gerações, o gestor precisa conhecer o perfil de cada geração e aplicar a tecnologia disponível na organização com adequação e inteligência.

Além disso, o líder precisa atuar de forma coesa, onde seu discurso precisa ser alinhado com suas ações.

A princípio a cooperação deve ser incentivada, mesmo assim, ainda haverá discordâncias naturais entre as diferentes gerações.

Saber mediar conflitos, ouvir todos os lados, traçar estratégias priorizando as metas SMART da empresa, será um diferencial em seu trabalho.

Do mesmo modo, os canais digitais desempenham um papel cada vez mais importante para as empresas e suas estratégias de gestão de pessoas.

O gestor precisa conhecer as habilidades de seus colaboradores com a tecnologia, para interagir a fim de maximizar o potencial e produtividade da equipe.

Conte com um sistema de gestão empresarial para ajudá-lo a acompanhar o desempenho de seus funcionários. 

Deixe claro a contribuição que cada membro da equipe impacta nos resultados da empresa.

Independente de qual ramo de atuação seja a sua empresa, a Send Informática possui uma solução de gestão adequada às suas necessidades.

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